Semana da Moda Mineira leva mais de 10 mil visitantes à Ubá para conhecer as coleções de alto verão 2012
Conhecida nacionalmente como Polo
moveleiro, a cidade de Ubá, na Zona da Mata Mineira, mostrou nos dias na
primeira semana de setembro, durante a 5ª edição da Semana da Moda
Mineira, todo o potencial das empresas e confecção instaladas na cidade.
Mais de 80 marcas ligadas ao Polo de Moda de Ubá expuseram suas coleções a compradores de todo o Brasil. O evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, foi totalmente reformulado para acompanhar a tendência dos principais eventos de moda do Brasil, que mantém foco na geração de negócios. A estimativa é que o evento movimente cerca de R$ 5 milhões em negócios de moda para a cidade, o que representa um aumento de 20% em relação à edição anterior. A analista do Sebrae MG e gestora do Arranjo Produtivo Local, Eliane Rosignoli releva números animador para a produção da região, com aproximadamente 350 confecções, o polo contabiliza um volume de vendas em torno de R$ 60 milhões por ano. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ubá (ACIUBÁ), o evento contou ainda com o patrocínio do SEBRAE/MG, da Caixa Econômica Federal e da prefeitura de Ubá. A direção geral do evento é feita pela empresa AAposta.
Um coquetel na sala vip da Aciubá, reunindo políticos e lideranças do setor na região marcou a abertura da 5ª Semana da Moda Mineira. Logo em seguida foi aberta da exposição. Já no fim da tarde, Carol Nakamura, repórter do Domingão do Faustão e a miss Minas Gerais, Gabriela Brandão abriram os desfiles que seguiram até domingo exibindo as coleções de 17 marcas da região. O stlylist internacional Carlos Pastor assinou os desfiles. O profissional se uniu a produtoras, maquiadoras e fotógrafos com experiência em grandes eventos.
A expectativa é ampliar as oportunidades da cadeia de confecção. “Estamos trazendo muitas novidades de tecnologia, máquinas, acessórios e equipamentos. Creio que podemos competir de igual para igual com o eixo Rio-São Paulo no quesito de roupa casual. O nosso diferencial é o investimento em peças originais e tecidos de qualidade e sem cópia. A produção é toda criada internamente pelas confecções que já vendem para a região sudeste e começa avançar seus negócios para o Nordeste”, comenta Eliane.
Um dos exemplos do que Eliane fala é a confecção dos irmãos, João Paulo de Souza Romanholi e Eunice Romanholi Menezes. Com apenas cinco anos no ramo, a marca Tilabela já passou das fronteiras do eixo Rio-São Paulo e investe em novo público da região nordeste.
“Começamos em 2007 nossas primeiras peças, uma empresa com apenas três funcionários e vendendo apenas para nossa região. Crescemos com a Semana da Moda Mineira. As duas primeiras edições o Sebrae investiu na capacitação de profissionais e nos empresários. Hoje tenho 22 funcionários e a cada ano passamos a vender para novos estados. As peças criadas pela nossa estilista, Alessandra Corbelli, estão nas lojas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo. O próximo passo é avançar para toda região nordeste, já fazemos negócios com lojistas do extremo sul da Bahia”, conta Eunice.
Para o presidente da Associação de Comércio e Indústria de Ubá (ACIUBÁ), Carlos Marques, o evento é muito importante para dar visibilidade ao polo de moda da região da Zona Mata, além de movimentar uma parceria entre vários setores, tanto da parte privada, quanto da administração pública. “A Semana de Moda também é lugar para darmos um direcionamento inicial para que pequenos empreendedores possam, no futuro, ter um ambiente favorável para criar uma confecção e, desse modo, profissionalizar cada vez mais a indústria da moda. Hoje, tanto o polo moveleiro quanto o da moda, estão aquecendo a economia local”, afirma Carlos.
Hoje a estimativa é que o estado concentre sete mil empresas do segmento de moda e empreguem mais de 160 mil trabalhadores. Juntas, faturam anualmente R$ 1,4 bilhão. Dados do relatório de Pesquisa Indicadores Industriais – Index, de fevereiro deste ano, divulgado pela Fiemg, o faturamento do setor têxtil cresceu 21,04% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.
De acordo com o prefeito de Ubá, Vadinho Baião, a região gera, aproximadamente, três mil empregos diretos e mais de mil indiretos no setor de vestuário. “A prefeitura investe porque vê o retorno desse evento com a geração de empregos e crescimento das indústrias”, disse.
“As mudanças implementadas foram fundamentais para alcançamos o objetivo da 5ª Semana da Moda Mineira, que é o de atrair empresários do varejo de médias e pequenas lojas multimarcas nos segmentos moda feminina, masculina, jeanswear, infantil e moda íntima. O público alvo é composto ainda de representantes comerciais, formadores de opinião, profissionais do setor, jornalistas e demais visitantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, completam as diretoras da AAposta, Ana Paula Gomes e Adriana Jordan.
Ações pré-evento
Como parte da preparação dos empresários para essa nova fase, a AAposta promoveu encontros entre profissionais de grandes marcas com empresários do Polo de Ubá. No último dia 12 de junho, a gerente de atacado da marca Litt, do Grupo Agillitá, Bianca Cursy, fez uma apresentação sobre dicas de vendas. Antes disso, Mariana Goulart, Gerente de Marketing da Limits, apresentou a palestra sobre estratégias para eventos de moda. Já no último dia 2 de junho uma comissão composto de oito empresárias e dois representantes da Associação Comercial de Ubá visitou o Rio-à-porter, salão de negócios do Fashion Rio, a convite da AAposta. Além de conhecerem de perto todo o funcionamento da feira, tiveram a oportunidade de assistir a desfiles como da Coca Cola Clothing e visitar áreas vips. Para Maria do Carmo, superintendente da Aciubá, a visita foi uma oportunidade para conferir o que se faz de mais atual em termos de evento de moda no Brasil.
Minas: tradição na indústria da moda
Segundo polo têxtil do Brasil (FIEMG) com 8.225 empresas, o estado de Minas Gerais gera aproximadamente 170.000 postos de trabalho nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, cintos, gemas, joias e bijuterias. Nos últimos anos, algumas ações têm surgido para estimular o crescimento da indústria de moda e colocar Minas Gerais novamente em destaque no calendário nacional de negócios do setor. Segundos dados da Câmara Mineira da Moda, o segmento faturou em 2009, somente em Minas, R$ 1,8 bilhão e exportou US$ 30 milhões. Para que esses números ganhem ainda mais força, por meio de um desenvolvimento sustentável, empresários, poder público, entidades representativas e instituições financeiras se uniram com o objetivo de consolidar o APL da Moda de Ubá. O próprio Governo de Minas vem desenvolvendo ações em prol do crescimento da indústria da moda e da recuperação da posição de destaque que Minas Gerais já ocupou no mercado nacional. A indústria mineira da moda tem tradição, produz com qualidade e criatividade e é, ao lado do turismo, é um dos setores que mais gera emprego no Estado.
Fonte: A Voz
Mais de 80 marcas ligadas ao Polo de Moda de Ubá expuseram suas coleções a compradores de todo o Brasil. O evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, foi totalmente reformulado para acompanhar a tendência dos principais eventos de moda do Brasil, que mantém foco na geração de negócios. A estimativa é que o evento movimente cerca de R$ 5 milhões em negócios de moda para a cidade, o que representa um aumento de 20% em relação à edição anterior. A analista do Sebrae MG e gestora do Arranjo Produtivo Local, Eliane Rosignoli releva números animador para a produção da região, com aproximadamente 350 confecções, o polo contabiliza um volume de vendas em torno de R$ 60 milhões por ano. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ubá (ACIUBÁ), o evento contou ainda com o patrocínio do SEBRAE/MG, da Caixa Econômica Federal e da prefeitura de Ubá. A direção geral do evento é feita pela empresa AAposta.
Um coquetel na sala vip da Aciubá, reunindo políticos e lideranças do setor na região marcou a abertura da 5ª Semana da Moda Mineira. Logo em seguida foi aberta da exposição. Já no fim da tarde, Carol Nakamura, repórter do Domingão do Faustão e a miss Minas Gerais, Gabriela Brandão abriram os desfiles que seguiram até domingo exibindo as coleções de 17 marcas da região. O stlylist internacional Carlos Pastor assinou os desfiles. O profissional se uniu a produtoras, maquiadoras e fotógrafos com experiência em grandes eventos.
A expectativa é ampliar as oportunidades da cadeia de confecção. “Estamos trazendo muitas novidades de tecnologia, máquinas, acessórios e equipamentos. Creio que podemos competir de igual para igual com o eixo Rio-São Paulo no quesito de roupa casual. O nosso diferencial é o investimento em peças originais e tecidos de qualidade e sem cópia. A produção é toda criada internamente pelas confecções que já vendem para a região sudeste e começa avançar seus negócios para o Nordeste”, comenta Eliane.
Um dos exemplos do que Eliane fala é a confecção dos irmãos, João Paulo de Souza Romanholi e Eunice Romanholi Menezes. Com apenas cinco anos no ramo, a marca Tilabela já passou das fronteiras do eixo Rio-São Paulo e investe em novo público da região nordeste.
“Começamos em 2007 nossas primeiras peças, uma empresa com apenas três funcionários e vendendo apenas para nossa região. Crescemos com a Semana da Moda Mineira. As duas primeiras edições o Sebrae investiu na capacitação de profissionais e nos empresários. Hoje tenho 22 funcionários e a cada ano passamos a vender para novos estados. As peças criadas pela nossa estilista, Alessandra Corbelli, estão nas lojas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo. O próximo passo é avançar para toda região nordeste, já fazemos negócios com lojistas do extremo sul da Bahia”, conta Eunice.
Para o presidente da Associação de Comércio e Indústria de Ubá (ACIUBÁ), Carlos Marques, o evento é muito importante para dar visibilidade ao polo de moda da região da Zona Mata, além de movimentar uma parceria entre vários setores, tanto da parte privada, quanto da administração pública. “A Semana de Moda também é lugar para darmos um direcionamento inicial para que pequenos empreendedores possam, no futuro, ter um ambiente favorável para criar uma confecção e, desse modo, profissionalizar cada vez mais a indústria da moda. Hoje, tanto o polo moveleiro quanto o da moda, estão aquecendo a economia local”, afirma Carlos.
Hoje a estimativa é que o estado concentre sete mil empresas do segmento de moda e empreguem mais de 160 mil trabalhadores. Juntas, faturam anualmente R$ 1,4 bilhão. Dados do relatório de Pesquisa Indicadores Industriais – Index, de fevereiro deste ano, divulgado pela Fiemg, o faturamento do setor têxtil cresceu 21,04% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.
De acordo com o prefeito de Ubá, Vadinho Baião, a região gera, aproximadamente, três mil empregos diretos e mais de mil indiretos no setor de vestuário. “A prefeitura investe porque vê o retorno desse evento com a geração de empregos e crescimento das indústrias”, disse.
“As mudanças implementadas foram fundamentais para alcançamos o objetivo da 5ª Semana da Moda Mineira, que é o de atrair empresários do varejo de médias e pequenas lojas multimarcas nos segmentos moda feminina, masculina, jeanswear, infantil e moda íntima. O público alvo é composto ainda de representantes comerciais, formadores de opinião, profissionais do setor, jornalistas e demais visitantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, completam as diretoras da AAposta, Ana Paula Gomes e Adriana Jordan.
Ações pré-evento
Como parte da preparação dos empresários para essa nova fase, a AAposta promoveu encontros entre profissionais de grandes marcas com empresários do Polo de Ubá. No último dia 12 de junho, a gerente de atacado da marca Litt, do Grupo Agillitá, Bianca Cursy, fez uma apresentação sobre dicas de vendas. Antes disso, Mariana Goulart, Gerente de Marketing da Limits, apresentou a palestra sobre estratégias para eventos de moda. Já no último dia 2 de junho uma comissão composto de oito empresárias e dois representantes da Associação Comercial de Ubá visitou o Rio-à-porter, salão de negócios do Fashion Rio, a convite da AAposta. Além de conhecerem de perto todo o funcionamento da feira, tiveram a oportunidade de assistir a desfiles como da Coca Cola Clothing e visitar áreas vips. Para Maria do Carmo, superintendente da Aciubá, a visita foi uma oportunidade para conferir o que se faz de mais atual em termos de evento de moda no Brasil.
Minas: tradição na indústria da moda
Segundo polo têxtil do Brasil (FIEMG) com 8.225 empresas, o estado de Minas Gerais gera aproximadamente 170.000 postos de trabalho nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, cintos, gemas, joias e bijuterias. Nos últimos anos, algumas ações têm surgido para estimular o crescimento da indústria de moda e colocar Minas Gerais novamente em destaque no calendário nacional de negócios do setor. Segundos dados da Câmara Mineira da Moda, o segmento faturou em 2009, somente em Minas, R$ 1,8 bilhão e exportou US$ 30 milhões. Para que esses números ganhem ainda mais força, por meio de um desenvolvimento sustentável, empresários, poder público, entidades representativas e instituições financeiras se uniram com o objetivo de consolidar o APL da Moda de Ubá. O próprio Governo de Minas vem desenvolvendo ações em prol do crescimento da indústria da moda e da recuperação da posição de destaque que Minas Gerais já ocupou no mercado nacional. A indústria mineira da moda tem tradição, produz com qualidade e criatividade e é, ao lado do turismo, é um dos setores que mais gera emprego no Estado.
Fonte: A Voz
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