Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Proteção dos direitos autorais - Tema do Difusora Entrevista

Editar

No programa de quarta-feira (17), o Difusora Entrevista recebeu Raquel Amorim, consultora da empresa Vilage Marcas e Patentes da cidade de Juiz de Fora.


Proteção de direitos autorais é um tema vasto e de extrema importância. Exemplos do que deve ser protegido é o que não falta: música, partitura, marca, fórmulas de remédios e etc. A proteção é indispensável para quem não queira sofrer com prejuízos futuros e tenha aquilo que é seu de uma forma segura.

Recentemente em nossa cidade, temos um caso que se inclui no assunto abordado durante o programa. O cantor sãojoanense Kiko Furtado, autor da música "Tiro certo", teve uma notícia desagradável na semana passada de que sua música foi lançada com um clipe no youtube, com pequenas modificações na melodia e com outro nome de autor. Kenedy Caru lançou o vídeo com sua voz e um clipe com imagens de um game. O vídeo foi o mais acessado na semana passada e foi parar no SBT. Raquel esclareceu as dúvidas e deixou bem claro que se o cantor Kiko Furtado não registrou sua canção, e Kenedy Caru mesmo usando a música que não é de sua autoria, porém, tenha registrado a canção, ele passar a ser o dono da mesma.

Raquel citou alguns exemplos de empresas que não registraram suas respectivas marcas e falou do tão polêmico caso da Cachaça Havana, que deixou de fazer a proteção da sua marca e foi tomada por uma outra empresa. O caso ainda está na justiça.

A entrevistada ressaltou a falta de informação em relação ao assunto, e vários casos são encaminhados à justiça devido a essa falta de informação. Em marcas de empresas menos conhecidas não é possível ratificar o registro. No caso, é necessário consultar a Receita Federal. Com o tema abordado ficou claro a importância do registro para que no futuro os autores e donos de marcas não venham a ter um grande prejuízo e tenham o seu patrimônio em plena segurança.

por Fernando Júnior – Atualizado em 17/08/2011
fernandolelisjr@gmail.com

Nenhum comentário: