sábado, 19 de março de 2011

A História do Futebol de Tabuleiro MG.

Leonardo Andrade 19 de Março de 2011
Emancipado politicamente em 12 de Dezembro de 1953, Tabuleiro é uma pacata cidade localizada na Zona da Mata Mineira com aproximadamente 4067 habitantes.

O futebol sempre teve uma presença marcante na vida do Tabuleirense. Boas equipes conhecidas pelo poder aguerrido dentro e fora das quatro linhas sempre fizeram a alegria das tardes de domingo em Tabuleiro, carente de outras opções de lazer.

Sempre tivemos na sede do município duas agremiações o OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE e seu arque – rival o TABULEIRENSE FUTEBOL CLUBE. Além das equipes da zona rural (Botafogo, Igrejinha, Passa Cinco, Boa Vista, Sidreira e Matinha).

O TABULEIRENSE FUTEBOL CLUBE foi o 1º clube criado na cidade no ano de 1928, com sua camisa listrada em Vermelho e Branco, em homenagem ao América Futebol Clube que era uma grande equipe na década de 20 no Estado do Rio de Janeiro, tendo como 1ª conquista o título da V Copa Rio Pomba de Futebol no ano de 1930, Tabuleiro que na época ainda era distrito de Rio Pomba, criando-se aí uma grande rivalidade que perdura até os dias de hoje entre Tabuleirense e o Pombense da vizinha Rio Pomba.

Em 1931 alguns ex-atletas do Tabuleirense não satisfeitos com a diretoria da época fundaram o OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE, criando-se assim uma grande rivalidade entre as equipes. Com sua camisa predominante mente azul com detalhes brancos em homenagem ao Cruzeiro Esporte Clube, principal equipe de Minas Gerais na época.

O 1º grande clássico OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE e TABULEIRENSE FUTEBOL CLUBE ocorreu no ano de 1932, na disputa do 1º Torneio Municipal de Futebol onde na Fazenda do Sr. Oscavo Gonzaga Prata localizava-se o campo do Tabuleirense, o mesmo que hoje pertence ao Operário. Torneio esse que contou com a participação do Boa Vista, Cidreira e Matinha, sendo um Torneio de 5 equipes que jogaram entre si onde as 2 melhores agremiações fizeram a final.

No dia 22 de Julho de 1932, em jogo válido pela 4ª Rodada do Torneio Municipal se enfrentaram Tabuleirense e Operário, em um jogo muito pegado e cheio de rivalidade o Tabuleirense saiu vitorioso pelo escore de 3 a 1, sendo assim vencedor do 1º grande clássico do futebol Tabuleirense.

No dia 13 de Agosto, estavam novamente frente a frente na decisão do Torneio, o Operário reforçado com jogadores do Pombense de Rio Pomba saíram na frente do placar abrindo 2 a 0, mais em uma virada histórica e emocionante o Tabuleirense venceu por 3 a 2, sagrando-se o 1º campeão de futebol de Tabuleiro, acirrando de vez a rivalidade histórica entre as equipes
TABULEIRENSE FUTEBOL CLUBE
CAMPEÃO DO 1º TORNEIO MUNICIPAL DE FUTEBOL
TABULEIRO – 1932
Após esse 1º Torneio Municipal de Futebol de Tabuleiro de1932, as competições se resumiam a festivais esportivos com times da região e os da cidade. Em 1938 em um desses festivais o Tabuleirense aplicou uma goleada de 38 a 0 no Atlético Clube da vizinha cidade de Piau, segundo pessoas mais idosas da comunidade até hoje é a maior goleada da história do futebol amador na Zona da Mata Mineira.

O 2º Torneio Municipal de Futebol de Tabuleiro voltou a ocorrer apenas em 1987, onde novamente com um grande time o Tabuleirense se sagrou Bi – Campeão, na decisão contra o Boa Vista o Tabuleirense foi reforçado pelo então ponta esquerda do Clube de Regatas do Flamengo Júlio César Urigueller que havia se sagrado Campeão Brasileiro alguns dias antes e passava férias em Tabuleiro, cidade natal de sua esposa, porém não há registro fotográficos dessa partida, Júlio César começou arrasando os adversários com dribles desconcertantes, porém após algumas jogadas violentas ele pediu e foi substituído, pois dentro de 2 semanas se representaria no Flamengo para preparação do Campeonato Carioca de 1988. Mesmo assim o esquadrão vermelho e branco derrotou o Boa Vista por 3 a 1.

Hoje em dia o futebol amador de Tabuleiro está em baixa, desde 2008 não possui torneios municipais, com a brilhante história que os mais antigos contam, essa arte tabuleirense jamais poderia deixar de existir. Esperamos que em breve o futebol amador local volte a crescer dando alegrias a todos.

Nenhum comentário: