Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2010

futebol em Minas em Alta

Futebol mineiro pode ter melhor desempenho dos últimos 20 anos
Com o acesso do Ituiutaba e a reação de Atlético e Ipatinga, o futebol mineiro pode ter, após 20 anos, cinco equipes disputando as séries A ou B do campeonato brasileiro. Em 1991, Minas Gerais contava com Atlético e Cruzeiro entre os 20 clubes que disputavam a Série A. América, Esportivo de Guaxupé e Rio Branco de Andradas foram, respectivamente, 40º, 50º e 54º colocados na Série B que possuía 64 equipes. Foi a última vez que o futebol mineiro teve cinco participantes nas duas principais divisões do futebol nacional – o inchaço da segundona neste ano se deu por conta da ausência da Série C que foi disputada em 1990 e voltou a ser realizada em 92.


A única vez que os mineiros conseguiram ter cinco clubes entre os 40 melhores do país foi em 1979, campeonato da série A que contou com 94 participantes. Cruzeiro (6º), Uberlândia (9º), Atlético (10º), Uberaba (17º) e América (20º) tiveram ainda a companhia de Caldense (30º) e Villa Nova (33º).


Com quatro vitórias, cinco empates e só uma derrota em 10 jogos, o Ituiutaba chega pela primeira vez à segunda divisão do campeonato brasileiro. Na série B, o clube do Triângulo Mineiro poderá ter a companhia do Ipatinga de quatro vitórias seguidas dando mostras que pode reagir nas nove partidas restantes. Nas três rodadas seguintes, o Tigre enfrenta Brasiliense, Bragantino e América-RN. Concorrentes diretos que podem servir para confirmar a arrancada do vice-campeão mineiro.

Nenhum comentário: